sexta-feira, 6 de maio de 2011

Já está!!! Braga - Porto (Final da Liga Europa)!!!!!

Domingos Paciência e Villas-Boas, os treinadores de quem se fala

Final da Liga Europa em destaque na imprensa internacional

“Chamem-lhe Liga Portugal”

A imprensa desportiva estrangeira destacou a surpresa da qualificação do Sp. de Braga e a lógica no apuramento do FC Porto para uma final da Liga Europa de futebol 100 por cento portuguesa.


"Chamem-lhe Liga Portugal. A final será Porto-Braga", titula o jornal italiano Gazzetta dello Sport na sua edição on-line, sublinhando que "honestamente era impossível à equipa do [avançado italiano] Giuseppe Rossi dar a volta ao 5-1 da primeira mão", apesar da vitória do Villarreal por 3-2 sobre o  FC Porto. "Magra consolação: a Dublin, com a sua grande vantagem, vai o  Porto de Villas-Boas", acrescenta.  
Já a qualificação do Braga, após o triunfo por 1-0 em casa sobre o Benfica, depois de ter perdido a primeira mão, por 2-1, é considerada "uma surpresa" pelo jornal. "A mais cotada equipa de Lisboa falha a final com os históricos rivais do Porto, devido ao golo de Custódio [...] que permitiu aos seus fazer um jogo defensivo semelhante ao da primeira mão", lê-se.  
Para o jornal Marca, "tudo foi um sonho" em Villarreal e o FC Porto "demonstrou no El MAdrigal que nem todos os sonhos se tornam realidade". A edição electrónica do desportivo espanhol diz que "a equipa de Garrido sonhou com a recuperação, mas os azuis e brancos abriram-lhe os olhos perto do intervalo", concluindo que o FC Porto "não permitiu nada que escapasse  á lógica.  
"Um milagre até Dublin" é como o Marca descreve o apuramento do Braga, afirmando que "a final de Dublin terá um convidado surpresa". O jornal espanhol diz que "o Braga de Domingos Paciência completou a proeza e deixou Portugal sem o seu clássico com a Europa como cenário" e que o "golo de Custódio fui suficiente para afastar o Benfica e confirmar a heroicidade de um clube modesto que, aconteça o que acontecer em Dublin, já fez história".  
Também espanhol, o AS titula que "o FC Porto acabou com o sonho europeu do Villarreal" e diz que a equipa valenciana "tentou mas o Submarino Amarelo afundou-se na última escala antes de chegar a Dublin", apesar de ter mantido a cabeça erguida perante a "ditadura portuguesa", elegendo FalcÃo o "jogador da eliminatória" com os seus cinco golos, num total de 16 em toda a competição. 
O mesmo jornal destaca o "apuramento histórico" do conjunto de Domingos Paciência, enquanto o francês L'Equipe titula: "Braga convida-se para a  final".  
Esperava-se um 'remake' do braço de ferro histórico entre Porto e Benfica. Veremos o duelo de nortenhos entre o Porto, o 'Barça de Portugal', e o Braga, que eliminou o Liverpool e o Dínamo de Moscovo. Uma final com ares de dérbi entre duas cidades separadas por apenas 45 km", lê-se no jornal gaulês. 
Na Argentina, o diário Olé optou pelo trocadilho "Se les cayó la Braga" (Caíram-lhes as calças) para destacar o triunfo dos arsenalistas e a eliminação do "Benfica dos argentinos", sublinhando que a formação de Lisboa "ficou outra vez à porta de um título: perdeu na meia da Liga Europa com o Braga, que jogará inesperadamente a final conta o Porto de Falcão". 

Sem comentários: