quarta-feira, 16 de março de 2011

EU PORTISTA SEMPRE FERRENHO

Quando decidi ser Portista tinha sete anos (1979), o Porto não ganhava a ninguém e na minha aldeia via todos os rapazes a jogarem à bola aqui no olival cheio de oliveiras e pedras ou melhor pedragulhos, lol, serem ou do sporting ou do benfica, aquilo metia-me confusão aos meus (poucos) neurónios, eu era vitoriano (Setubal) nos cromos, mas jogava no Porto um Senhor com o nome José Alberto Costa (era para ser o meu nome de nascimento), e como sou Costa, fui ai num dia de Inverno de 1979 que eu a ver os rapazes da minha aldeola muito pequena por acaso (100 habitantes/KM2 ou menos...), que eu disse para mim próprio, eu sou portista, ainda por cima sendo do contra, e sendo do sul..., uma amiga da minha mãe levou-me a Leiria para ver um jogo para a taça Leiria-Porto, eu devia ser dos unicos portistas a ver o jogo, o Porto goleou claro, o Costa (José Alberto) marcou, e ofereceram-me o equipamento do Porto completo, toda a gente na minha terra e todos que me conheciam ou viam me perguntavam porque é que eu era tripeiro, eu calava-me bem caladinho e só não me escondia porque não tinha onde... todos me envergonhavam, em 1984 tinha eu ja 12 anos já assisti a uma final via tv da taça das taças, onde perdemos 2-1 com a Juventus de Platini, apesar do grande golo do Sousa, comecei aver bola na tv aos 10 anos altura em que tive a minha primeira televisão a cores, vi o mundial de espanha com muita atenção, lembro-me bem do Rossi do N´kono (grande guarda redes), da selecção do brasil (eliminada) e da selecção do meu País (Alemanha, RFA agora, País onde nasci, em Eschweiller, distrito de Aachen, provincia de Colónia), com Breitner, Shumacher e companhia, também eliminados, a Itália teve muita sorte mas venceu, sempre com o polémico e controverso Rossi a facturar, melhor marcador do torneio, em 1987, tinha 15 anos, vi pela primeira vez o Porto a ser Campeão Europeu, depois de estar a perder por 1-0 ao intervalo num golo sem culpas para o Mly, na segunda parte Futre e Madjer partiram a louça toda e se o primeiro golo do Porto ficou na história devido ao calcanhar do Madjer, o segundo o Madjer tinha reentrado em campo depois de ter sido assistido fora de campo, partiu os rins ao defessa direito do Bayern, cruzou e Juary finalizou (Gomes não pode jogar a final infelizmente depois de sozinho ter posto o Porto na final, pois nas meias finais em que ganhamos 2-1 em casa e 2-1 fora, ele esteve em todos golos do Porto) e assim Artur Jorge (Odiado por todos os benfiquistas) deu a primeira taça da liga dos campeões ao Porto e a Primeira a Portugal com um treinador Português! Não tinhamos craques (apenas Casagrande, ficou no banco), tinhamos uma equipa muito compacta e unida com espaço para os extremos brilharem, Futre e Madjer, Frasco, Gomes, Eurico, Inacio, Mlynarzick, Quim, João Pinto, e provámos ao mundo todo que não é preciso ser uma equipa cheia de craques para grandes feitos, nem sequer fomos campeões nacionais nesse ano, e o Dinamo Kiev que eliminámos nas semi finais, era considerada a melhor equipa da Europa naquela altura, lembro-me do jogo da segunda mão, em que bastava um golo ao Dinamo para nos eliminar, e não sei se o mérito foi do Artur Jorge ou do Gomes ou do colectivo ou do seu TODO, mas e apesar do campo estar impraticável, só neve, não nos contentámos com o 1-1, fomos para a frente e fizemos o 2-1, grande Fernando Gomes!!!! Eu sozinho a ver na TV com apenas 15 anos todo contente, no dia a seguir fui para a escola todo contente, e já ouvia bocas tipo "como é que este gajo é portista", "olha, o tripeiro está todo contente". etc... já em 1987 eu me babava de orgulho, Pinto da Costa assumiu a presidência do clube em 1982, passados dois anos foi finalista de uma prova não muito importante, mas já com muita cobertura dos media, a final da taça das taças, como 5 anos depois ganhava uma taça dos campeões em Austria ao grande Bayern, e aqui sim toda a gente em todo o mundo ficou a saber quem era o FCPorto, a partir dai foi quando começámos a meter medo a todas as equipas do mundo, fomos campeões do mundo frente ao Penarol em Dezembro de 1987 com o famoso chapéu do Rabat Madjer, sempre ele, e o Futre fez o contrato da vida dele, foi para o Atlético de Madrid do Controverso e Polémico Gil e Gil, aí despontou para o mundo, fez jogos épicos e tornou-se num dos melhores extremos de sempre e o melhor jogador de sempre do Atlético!

Sem comentários: