sábado, 19 de março de 2011

Karting

É um desporto espetacular e todas as empresas deviam patrocinar pelo menos uma equipa para fazer várias provas ao longo de uma época, tais como as 24 horas de Évora, da Batalha do Euroindy, de Palmela,e provas como as seis horas e as 12 horas, enfim provas de resistência e que é preciso praticar em equipa e só funciona em equipa, pois cada piloto só pode correr uma hora seguida, tendo de descansar duas ou três horas conforme o regulamento, é preciso muita resistência fisica e uma forma muito boa para uma boa performance de tal forma que as senhoras que tenham menos de 50 kilos tenham de levar peso nos respetivos carros para ficarem em igualdade com os homens, senão era um avanço estrondoso delas visto a serem muito mais leves e até o kart voar, as provas de 24 horas são excelentes para se saber estar em equipa, uns têm de render outros, e há sempre pilotos muito experientes e já rodados, eu já comecei muito tarde, mas fui para o ginasio, cumpri um programa a medio prazo (seis meses intensos) com PT (Personal Trainer), e não era o emagrecer o mais importante, mas sim perder cintura e ganhar muito musculo (massa muscular), cheguei a pesar 79 kilos e a ter um IMC (Indice de Massa Corporal) a 13%, os atletas profissionais, por exemplo de atletismo e de futebol, têm a 11% no pico de forma, sendo assim, eu estava numa forma espetacular e incrível em 2001, sendo que houve uma prova na optimus para escolher os 10 pilotos da equipa da empresa, eram dezenas de concorrentes, eu disse para mim próprio que tinha de acelerar como nunca (foi na pista de Évora, a mais antiga, mais conhecida e mais propícia para a modalidade, já que Palmela é muitas retas e na Batalha é preciso muita técnica), fiz o 10º tempo e fui selecionado para a equipa, fiquei todo contente, a partir daí estive sempre na equipa, sendo que a partir de 2003 era o chefe de equipa da equipa de karting da Optimus, já participava na modalidade desde 1991 altura em que comecei em Benidorm com 19 anos na minha viagem de finalistas, depois comecei a sério na Novabase em 1998, Galp até 2000, e partir daí sempre na Sonaecom (uma empresa do grupo Sonae SGPS), tudo o que sei, trajectórias e maneira de abordar as curvas e respetivas travagens quando mesmo necessárias foi o Mário Candido que me ensinou, uma excelente pessoa e um piloto incrível (Engenheiro na Optimus), fiz uma prova em 2003 na Batalha no Euroindy com o meu nome no meu aniversário com todos os pilotos profissionais que conhecia, dois primos meus e dois amigos que iam comigo e os meus primos a Andorra à neve todos anos, fiquei em segundo lugaar atrás claro do Mário Candido, na qualificação fiz o segundo tempo atrás dele e na corrida de uma hora fui sempre atrás dele jamais larguei o lugar, que prova com karts com dois motores 400 cm3, a atingirem uma velocidade de 130, 140 km/h, pena não ter começado com 8 ou 10 anos, o Ayrton Senna nasceu com uma pista de karting em casa, dava tudo para chegar à Formula 1, se tivesse um filho via se ele tinha queda para a velocidade (eu sou louco por velocidade) e levava-o para o karting muito novo, arranjava-lhe um kart profissional, fazia com que ele estivesse sempre em forma e levava-o aos limites, pois uma vez houve uma prova em Palmela com muitos concorrentes da Sonae toda, todas as empresas do grupo e fizemos uma prova por eliminatórias, durou um dia inteiro, foi no dia em que Portugal ganhou à Polonia 3-0 ou 4-0 não me lembro bem para o mundial de 2002 (foi o unico jogo que ganhamos na Coreia) pois tinhamos perdido o primeiro 3-2 com os Estados Unidos e o ultimo com a Coreia no celebre jogo em que o JVP foi expulso por agredir o Árbitro (logo a começar o jogo após uma falta dele ainda no meio campo, mas foi uma entrada por trás e o Árbitro mostrou vermelho direto, João Pinto viria a ser suspenso à posteriori, passei todas as eliminatórias e fui à final, fiquei em terceiro, ainda tenho aqui em casa esse troféu, e todos os que ganhei no karting, foi muita noite sem dormir, ás vezes tinha de se controlar o tempo volta a volta e mostrar respetiva plava com posição e tempo da última volta ao piloto em prova, e ainda se tinha de abastacer o kart normalmente de duas horas e meia em duas horas e meia, desporto muito bom e muito competitivo além de saudável, conheci praticamente todos os grandes pilotos do desporto automóvel em Portugal, Couceiro, Lamy, Gião, conheci alguns internacionais, entre eles o mais conhecido foi o Jean Alesi uma vez, e alguns pilotos do DTM, jamais esquecerei esta modalidade. Um Abraço ao Mário Candido, comissário em muitas provas no Estoril, e um piloto de kart completo.

Sem comentários: